Durante o último sábado (08), a capital argentina, Buenos Aires, foi palco de um dos mais prestigiados eventos de cervejas artesanais da América do Sul, o South Beer Cup. Conhecido como “Copa Libertadores da Cerveja” por só aceitar a participação de cervejas premiadas em outros concursos no ano anterior, o evento reuniu mais de 300 cervejarias de países como Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, todas competindo pelo reconhecimento de suas criações em um ambiente de alto nível, para ser considerada a melhor entre as melhores.
JARAGUAENSES ENTRE OS MELHORES
Embora a competição tenha sido dominada por representantes da Argentina, algumas marcas brasileiras também fizeram bonito e trouxeram medalha para casa. E Jaraguá do Sul também marcou alguns gols na competição, confira as premiadas:
CERVEJARIA STANNIS:
- Ouro com Stannislau’s Reserve (Strong Beers, 99 pts)
- Bronze com St. Paddy’s (Old or Strong Ale / Imperial Stout, 90 pts)
CERVEJARIA KARSTEN:
- Prata com Adambier do Nêne (Historical / Smoke Beer, 95 pts)
- Bronze com Karsten Barley Wine (Strong Beers, 90 pts)
- Bronze com Karsten Ragnarok (Historical / Smoke Beer, 90 pts)
- Menção: Karsten Eisbock (Schwarzbier/Bock/Doppelbock or Eisbock, 90 pts)
DESEMPENHO DO BRASIL
A Vienna Lager da Wolfes Bier, de Sertãozinho (SP), ganhou na categoria European Lager. A Bierbaum, de Treze Tílias (SC) faturou ouro com a Doppelbock Defumada, na categoria Historical e Smoke Beer. A Bonato, de Curitiba, venceu com a Dark Lager, na categoria Schwarzbier, Bock, Doppelbock e Eisbock. A Água do Monge, de Guarapuava (PR), triunfou com a Saison Chardonnay, a melhor entre as Speciales Belge, Witbiers e Saisons.
A Brown Ale Cacau da Faroeste Beer, de Itajaí (SC), foi a melhor entre as Chocolate, Coffe Beers e Pastry Stouts. Já a Quadruppel 277, da 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (SC), se consagrou entre todas as Belgian Ales.
Ainda sobre as catarinenses, a cervejaria Unika faturou o prêmio de terceira melhor micro cervejaria da disputa.
O QUE É O SOUTH BEER CUP?
South Beer Cup é uma competição anual que premia as melhores cervejas artesanais da América do Sul. As cervejarias participantes inscrevem suas cervejas em diversas categorias, abrangendo uma ampla gama de estilos, desde as clássicas Pilsners e IPAs até as inovadoras cervejas experimentais. As bebidas são avaliadas por um painel de juízes especializados, incluindo membros do Beer Judge Certification Program (BJCP) e outros experts reconhecidos internacionalmente.
Os critérios de avaliação incluem aroma, sabor, aparência, corpo e conformidade com os padrões do estilo. As melhores cervejas de cada categoria recebem medalhas de ouro, prata e bronze, e há prêmios especiais, como a Melhor Cervejaria do Ano.
RELEVÂNCIA
O sucesso das cervejarias dentro de competições como o South Beer Cup é um testemunho do crescimento e da maturidade da cena cervejeira artesanal brasileira. A conquista não só eleva o nome das cervejarias no cenário internacional, mas também reforça a qualidade e a criatividade das cervejarias sul-americanas, bem como a qualidade dos produtos oferecidos.