O ano era 1833, o austríaco Anton Dreher, conhecido como rei dos cervejeiros e descendente de um legado de cervejeiros, embarcou em uma odisseia investigativa para o Reino Unido. Teve a ideia de compreender a nova técnica dos ingleses de secagem indireta, ou seja, um processo feito apenas com ar quente ao invés de fogo. Antes da descoberta dos britânicos, o forno utilizado para secagem dos maltes operava com queima direta, assim os gases da queima de combustível atuavam na secagem do malte. Mas, o resultado desse processo deixava parte dos grãos escassamente secos e outros torrados demais ou até queimados.
Ao fazer a viagem, Dreher descobriu que combinando a técnica de secagem dos ingleses com a fermentação em temperatura mais baixa da Europa Ocidental, conseguiria criar uma Lager clara, conhecida hoje como Vienna Lager. Sim, a primeira cerveja Lager clara não foi a dourada Pilsen, mas a âmbar Vienna - a cerveja comercial mais clara do que qualquer outra já vista na Europa até então. Tá passadah?
A cerveja tinha corpo médio, seguindo o trilho da tradição da Europa Central com a abundância de notas maltadas, mas com final surpreendentemente mais seco. Não bastasse a nova forma de secagem, o aspecto revolucionário da nova Lager era exclusivo dos maltes que hoje são conhecidos como Vienna e Munich. O malte Vienna representa a maior parte do conjunto de grãos de uma verdadeira Vienna Lager que propicia características no sabor com notas de toffee e panificação.
Tomado de fervor patriótico, a cervejaria de Dreher se tornou uma das maiores do mundo, e ele se tornou um homem influente, ganhando até uma cadeira no parlamento em 1861. Com o tempo, a Vienna Lager passou a ser raramente produzida, até mesmo na cidade de Viena. Por pegadinha do destino ou simples acaso, é o estilo mais popular no México.
De modo geral, a Vienna se tornou um verdadeiro marco, como o bilionário astronauta de 70 anos que se tornou o primeiro astronauta comercial do mundo. Aqui na Stannis, um estilo de peso com o nome da cidade onde nasceu, só podia representar uma cidade tão apaixonante quanto a originária: Jaraguá do Sul.
A Vienna Lager que chamamos de nossa é a Jaras Lager, que traduz a cidade de Jaraguá do Sul inteira no copo. Uma cerveja com 5% de teor alcoólico, fácil de beber com sabor marcante dos maltes Vienna e Munich, que proporcionam a beleza da cor âmbar e aroma deliciosamente maltado com notas que lembram a biscoitos amanteigados, toffee e pão recém-assado em forno à lenha a cada gole. Inesquecível como Jaraguá do Sul, a nossa casa, a terra onde construímos nosso primeiro ninho e o lugar que abraçou todos os nossos sonhos. Invencível como os jaraguaenses que representam a história, sonham alto e resistem todos os dias.
Jaras Lager é uma cerveja que representa tudo o que nasce no chão que a gente pisa. Ela é mistura de gente, sabores e culturas, traduzidos no sabor deliciosamente maltado. É tanto orgulho da nossa cidade que tínhamos que produzir uma cerveja em homenagem a ela.
Descubra tudo o que essa Lager na Cervejaria Stannis, Stannis Pub, a Stannis Tap, Growlex Bacacheri (Curitiba) ou receba em casa através da Loja Online.